domingo, 3 de julho de 2011

O que você faria por uma vida?

Platéia do CineVida: filme instigou a reflexão dos espectadores
Foi marcante o primeiro CineVida do Encontro Jovem em 2011, realizado sábado último. Em cartaz, “Para Salvar Uma Vida”, filme inspirado no dia a dia de jovens estudantes - seus dilemas, erros, acertos, alegrias e tristezas. Nesse contexto, vivem Jake e Roger, dois amigos de infância cuja trajetória de vida seguiu por rumos diferentes. Para o primeiro, a separação o levou à fama como jogador de basquete e, mais tarde, a um encontro surpreendente com Cristo. Para o segundo, a perda do melhor amigo foi apenas o início de uma caminhada para uma morte prematura. 

Embalado pela popularidade, Jake se afastou de Roger, que acabou por perder não apenas o velho amigo, mas também a auto-estima e a alegria de viver. Sem se dar conta, Jake fechou os olhos para a tragédia pessoal de Roger, que, solitário e discriminado por sua aparência, viu no suicídio uma “boa maneira” de acabar com o sofrimento.

A morte do amigo impactou a vida do atleta, que percebeu a necessidade de mudança. Não uma mudança qualquer, mas uma transformação que fizesse diferença na vida de outras pessoas.

São esses e outros aspectos da vida dos jovens o foco principal de “Para Salvar Uma Vida”. Sem receio ou envangeliquês, o filme expõe as fraquezas de caráter do ser humano, as futilidades que embalam as baladas da juventude e até a postura, muitas vezes hipócrita, da igreja.

Após exibir “Para Salvar Uma Vida”, o Encontro Jovem convida você ao debate. Reflita sobre o filme (sua mensagem, lições, personagens, roteiro...) e pense como ele pode ser enquadrado no contexto da vida real. Comente, testemunhe. Faça desse espaço um fórum de debate inteligente e frutífero. Sinta-se à vontade para soltar o verbo, doa a quem doer.

Estímulo extra: todos que deixarem um comentário participarão do sorteio de um DVD de “Para Salvar Uma Vida” que será realizado no dia 16 deste mês, no Encontro Jovem. Participe.

Frase para refletir: “Às vezes, a sensação que eu tenho é que esses jovens não dão a mínima para o que eu digo”, desabafa, numa das cenas, o personagem Chris, pastor de jovens.


Jovens se renderam a Jesus e receberam o carinho da galera


4 comentários:

Carla Fiquene disse...

Apesar de ter assistido ao filme uma semana antes de saber que ele iria ser transmitido no Encontro Jovem, ele me fez refletir: será que estou preparada para salvar vidas? Eu creio que os jovens de hoje têm buscado em amizades, as respostas e conselhos que muitas vezes não conseguem com seus pais e familiares. E muitas vezes, essa procura não bem-sucedida; o que gera certos hábitos e comportamentos negativos - como foi muito bem relatado no filme, pessoas isoladas, solitárias e tristes -; a prática do bullying ("atos intencionais e repetitivos de violência física ou psicológica, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos"), ao meu ver, é decorrente de uma carência... Enfim, me pergunto se sou sensível o suficiente pra perceber quando alguém grita internamente por socorro... Que Deus nos ajude, e nos faça ''salvadores de vidas''. Amém!

Nayara de Oliveira disse...

"Para salvar uma vida" veio, de fato, para salvar muitas vidas, pois explora a realidade nua e crua do que acontece no mundo e na igreja e nos remete a um auto-exame imediato do que temos feito p/ Deus e p/ o nosso próximo, suscitando uma comparação espontânea com o personagem que mais nos identificamos.
Importante ressaltar que o filme tem um cunho evangelístico fantástico e é uma maneira bastante inteligente para alcançarmos vidas. Por isso, incentivo mesmo que aluguem/comprem o filme e reunam seus amigos não-cristaos em sua casa a fim de assistirem juntos e plantar a sementinha do evangelho em muitos corações.
Concluindo, podemos dizer que foi, no mínimo, aplaudível a iniciativa do cinevida no Encontro Jovem e que nossas atitudes depois dele possam o ser tambem diante de Deus!
;)

lais rocha disse...

É...concordo com vocês!
Por outro lado, algo sobre o qual refleti após o filme foi: a misericórdia do Senhor, apesar das nossas escolhas!!!
Quantas são as vezes que escolhemos um rumo inadequado e abandonamos o que pode, realmente, valer a pena (seja um verdadeiro amigo ou O Verdadeiro Amigo, ou a família ou sentimentos que nos animam, como a alegria, a fé e a esperança).Neste ponto, nos assemelhamos ao protagonista de "Para salvar uma vida"- que escolhe se afastar do melhor amigo, sem imaginar que poderia ter sido útil ao seu lado.
Daí, vem a misericórdia do nosso Deus, não apenas na ficção como, mais ainda, na vida real!
Pois, o Senhor,trata de nós em nossos erros,ausências e fracassos. Nos corrige, nos mostra o caminho, sara as feridas e nos ajuda a confrontar a realidade em que vivemos a fim de melhorá-la até ser COMO um "dia perfeito".
Só que para que a obra seja assim, completa, inúmeros são os desafios dentro de nós mesmos e dentro das instituições chamadas igrejas.
Por não existir perfeição humana, há sempre o desafio de mudar sempre, numa constante e perpétua transformação, para aqueles não querem ser como a maioria ("religiosos").
Será que é possível não se conformar com o quanto temos de Deus em nós, se O temos?
É possível amar o outro ainda que este seja falho?
Com base em que nos julgamos melhores?
São muitas as perguntas e eu me confronto: como dar conta do recado e não perder almas preciosas, inclusive a minha própria?
O jovem do filme encontrou o Caminho, e nós, O temos encontrado?
Que o Senhor nos dê a sabedoria e o Amor que Cristo teve entre e para com a humanidade, porque precisamos!

Brena Oliveira disse...

Um filme muito edificante, que nos mostra a realidade, apesar de não querermos saber que ela existe! Tantos jovens se dizem "crentes" mas na hora do "vamos ver" não conseguem demonstrar o amor de Cristo! Uns tem vergonha, outros negam a Jesus! Ai fica difícil! Deus abençoe Juventude Vida!