terça-feira, 13 de abril de 2010

Eu amo ou sou apaixonado(a)?


Sabe, eu recebo milhares de comentários aqui no blog falando coisas como:
“Eu o amo demais….”
“Eu realmente a amo….”
“Nossa, eu nunca amei ninguém assim….”
“Bla, bla, bla, amo, amo, amo…….”
Mas o q acontece é q são de pessoas simplesmente namoram!!! (e olha lá…) E qndo estão namorando, é um relacionamento de menos de 1 ano! Acho q muitos estão perdidamente apaixonados e acham q amam…..
Para amar, é preciso muito mais de mais de 1 ano! Escutei na Sexxxchurch q um casal aprende a se amar mesmo com 7 anos de casado!!! Acredito q para amar mesmo, precisamos estar conscientes de todos ou a maioria dos defeitos do cônjuge. Vou explicar melhor:
“O mundo destruiu a essência da palavra AMOR!”
Foi isso q disse a Fran! Acho q a mulher tem uma carência por ouvir de seu amado: “Eu te amo meu amor!” (não é verdade meninas?). É engraçado pq eu não preciso ouvir “te amo” com tanta frequência da Fran. Eu acredito no amor dela e sou feliz por isso! Em compensação, a validade do “eu te amo” meu é de 7 horas! hauahuahuahuh!!! TE AMO FRAN! :D
De qqer maneira, demorei mais de 7 meses pra dizer a Fran q a amava. Pq? Responderei como disse a ela:
- Sabe pq nunca disse q te amo?
- Pq?
- Hj em dia, a expressão “eu te amo” perdeu totalmente a seu verdadeiro significado. Inventam o famoso “amor a 1º vista”, dizem “eu te amo” logo de cara e cantam músicas ridiculas (especialmente os sertanejos) q misura amor com paixão!
É muito fácil ser impulsionado por uma emoção, por um momento, pelo olho no olho, a dizer um “eu te amo”. Dizem isso e no dia seguinte precisam da mesma emoção para poder dizer “eu te amo”.  Ou seja, só se diz “eu te amo” qndo EU sinto algo junto com vc.
Não quero dizer isso da boca pra fora. Qndo eu dizer q te amo, será de meu coração e não impulsionado por uma simples emoção!
esumindo, o q quis dizer é q vemos q o “eu te amo” está mais para um “eu ME amo” do q “eu TE amo”. Pq? Pq preciso q a outra pessoa gere um sentimento, uma emoção, um delirio dentro de mim e impilsionado por ele é q digo “te amo”! E isso na realidade é PAIXÃO! Amamos a pessoa ou aquilo q ela proporciona em nós? O foco está em mim mesmo, em minhas emoções, em minhas sensações….. Se ela faz meu coração bater mais forte, então digo “eu te amo” mas se ela me faz algum mal, já não amo mais….
Sabe, pensando como vejo o amor hj, acho q mesmo qndo falei q amava a Fran depois de 7 meses, na verdade não a amava. HOJE, depois de 3 anos de alegrias, choros, orações, decepções, vitórias, etc… eu sei q a amo como nunca jamais amei ninguém! Passamos por muitos momentos absurdamente malucos! Por exemplo:
Eu sendo chileno, quase fui deportado!!!! Tinha um mandato de 8 dias para deixar o país! Como sempre, DEUS estava segurando minha mão direita, mas quem estava segurando minha mão esquerda? Sim, a Fran! Nós choramos no meio da rua em frente nas escadas de um banco. Momentos como esse é q me permitem dizer: “Fran, te amo muito querida! Te amo menos q amanhã e mais q ontem!”
Obs. Pra vc q ficou com a pulga atrás da orelha, vou contar melhor essa história na continuação do meu testemunho! ;)
Muitas pessoas confundem amor com paixão e realmente é difícil distinguir as vezes.
Analisando friamente:
Paixão: Busca através de alguém (ou algo) satisfazer minhas carências e necessidades.
Amor: Busca DAR a alguém o suprimento de suas necessidades!
Certa vez, minha melhor amiga, se envolveu em um relacionamento. Eu tinha conversado com ela dizendo q não aprovava mas, raramente se escuta alguém qndo se está apaixonado.
Após um tempo, ela terminou e ficou com algumas marcas. Ela esperava da minha parte q eu ficasse contra o cara, posição essa q não tomei. Devido a essa postura minha, ela falou um monte pra mim. Coisas como eu não ser um verdadeiro amigo, não ajudá-la, etc, etc, etc… Ficou ali falando um monte de coisas sobre mim. Eu tinha 2 opções: Ficar chateado, chorar e brigar com ela ou responder como respondi:
- Ok! Descarrega tudo o q está em seu coração! Pode me xingar, pode me bater. Não há nada q vc faça q mude meu amor por vc. Sou eu q vou te suportar e te ajudar. Quer brigar com alguém? Brigue comigo! Pq eu q vou ter q te dar suporte agora.
Ela então reconheceu e me abraçou chorando. Claro q falo aqui de uma situação de amigos mas, o conceito de amor é o mesmo.
A biblia diz e vc conhece:
I Corintios 13:4-7
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Poderia falar de cada detalhe, não é invejoso, não se ensoberbece, não se irrita…..etc, mas quero me atentar para: “não busca os seus interesses“.
Se naquela situação com a minha amiga eu estivesse pensando em meus interesses, eu simplesmente viraria as costas e só falaria com ela qndo me pedisse perdão, afinal ela “ME agrediu verbalmente!!! E ainda mais eu, q tanto a amo….
E é agora q vem a maior revelação: O amor NÃO é um sentimento! Amor é RAZÃO!
Antes de vc se abaixar pra pegar pedras e me apedrejar, ou preparar seus dedos pra postar um comentário contrário, deixe-me explicar:
1º- No exemplo da minha amiga, se eu não RACIOCINASSE, q ela estava mal por causa do término e q precisava desabafar com alguém, eu jamais poderia agir como agi. Ignorei completamente o sentimento q suas palavras poderiam me causar e me atentei à sua necessidade. (foco nela não em mim) Vc deve ter uma amizade assim com alguém.
Nós éramos praticamente irmãos! Falavamos tdos os dias no telefone, às sextas jantavamos juntos e algumas vezes dormia na casa dela. Seus pais me amavam e nos divertiamos juntos. Para alguns, nós eramos namorados. Nós tinhamos bem em mente q não eramos, na verdade, riamos dos comentários!
Agora, pense em uma amizade assim…. e imagine esse amigo seu falando q vc não é um verdadeiro amigo. Qual seria sua reação? Agir emocionalmente? (paixão – foco em si) ou atentar para as reais necessidades dela e ajir racionalmente? (amor – foco no próximo)
2º - Há algum tempo atrás, eu postei sobre um caso de um casal americano. O Noivo foi pra guerra no Afeganistão mas sofreu uma emboscada tendo 70% do seu corpo queimado e ficando durante três meses em coma. Quando recuperou a consciência, Compton percebeu que não tinha mais suas pálpebras, orelhas, nariz e cabelo, além de ter recebido a notícia de que não poderia mais andar. Seus catastróficos ferimentos representaram o trágico custo das tropas britânicas no Oriente Médio.
Ele sobreviveu mas sua aparência jamais seria a mesma. Voltou para os EUA e sua noiva, embora chocada pela situação, ainda assim o AMOU e casou com ele!

Quem hoje em dia quer casar com alguém deformado? Seja sincero com vc mesmo(a)…
Massss… (guarde isso:) O amor não “respeita” os defeitos! Ele atropela qqer imperfeição! A pessoa está consciente dos defeitos mas embora isso o possa entristecer, ele continua o amando!
Se não fosse assim, como JESUS nos amaria sendo nós tão quebrados e tortos?
3º – Amar é um mandamento!
João 13:34
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
JESUS MANDOU q nos amássemos! Devemos AMAR AMANDO! Amando do SENHOR. Amor não poderia ser um sentimento sendo q JESUS MANDOU q nos amássemos.
O q me faz amar um irmão q não conheço é saber q ele é um quebrado mas q deseja o SENHOR JESUS. Saber q ele é um torto mas q JESUS pagou o preço por ele.
Nossas emoções variam muito! Pense só como um casal ia se amar…. um dia ele acorda amando a esposa, no dia seguinte ele está meio mal, então não ama….
Não dá né? Eles se amam pelo q vireram juntos, pq se conhecem.
É dificil entender dessa maneira pq o mundo tem pregado através de filmes, novelas e músicas um outro tipo de amor e ao longo dos anos isso tem entrado em nosso entendimento!
Maaaaasssss, a paixão é o início! Com o passar do tempo, ele amadurece e vira o verdadeiro AMOR!
Amor é um aprendizado diário! É a negação de si para favorecer o próximo.
Não vou entrar no detalhe q exite o amor Ágape, Filéo e o Éros senão o post não acaba mais! Deixo essa para uma próxima! ;)
mas como sou bonzinho, já deixo a definição
Amor Ágape: Amor de DEUS
Amor Filéo: Amor de família, amigo.
Amor Éros: Amor de casal
É isso ae psiti!!!
Tomara q tenha dado pra entender! Escrever de madrugada é dose!! hahaha!
Veja estes posts tb:
NO AMOR DE JESUS,
Fernando Ortega.
site: www.naomordamaca.com

1 comentários:

Karol Araújo disse...

" amor é um aprendizado diário "
adoooooooreeei,