segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Onde você está?


Às vezes faltam adjetivos para classificar os encontros da Juventude Vida (quem escreve para o blog sabe bem disso). O último sábado, 30 de julho, foi assim.  Sem dúvida, os corações sensíveis à presença do Senhor perceberam que a música ‘Intimidade Contigo’ foi uma declaração de amor e desejo por Deus; que a mensagem apesar de exortar e dar “aquela sacudida”, também cobrou ânimo para assumirmos a posição de estar no centro da vontade do Pai; que o testemunho da irmã Luciana Rocha foi prova de fidelidade e as surpresas... IMPAGÁVEIS!

O som não estava perfeito, é verdade, em compensação havia muitos corações dispostos a alcançar o coração de Deus. Deus habita no meio dos louvores do seu povo, diz a Bíblia, e não somente no louvor dos lábios. Sendo assim, Seu Espírito falou, exortou e chamou-nos para perto de si por meio da palavra ministrada pelo pastor Clóvis Cabalau, no livro de Gênesis 3:9: “Deus está perguntando onde é que você está, Ele diz: Eu quero você na minha presença!”, parafraseou o pastor, na mensagem.

Semelhantemente a Adão, muitos de nós quando pecamos, nos escondemos. Achamos que sair da igreja é se ausentar da presença do Deus todo-poderoso, todavia, esquecemos que a morada d’Ele é o nosso coração e que seu Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  “Não se envergonhe. Apresente-se com sinceridade quando o Senhor te chamar ou te questionar. Ele sabia tudo sobre Adão e Eva e sobre a atitude errada dos dois de comer o fruto proibido (que não era uma maçã!), mas, ainda assim, fez perguntas a eles (Onde está, Adão? Comestes da árvore que eu disse para não comerdes?, etc). O Deus de respostas, às vezes nos provoca e nos ensina por com perguntas”, ministrou Cabalau. 

O Deus do Jardim do Éden não mudou, Ele continua a nos indagar, sempre disposto a nos ouvir. Ele espera maturidade, e ainda, humildade de reconhecermos quando falhamos. Pois, quando confrontados com o fato egoísta de ser fácil apontar o pecado do outro, nos vangloriamos de uma suposta retidão que não temos por natureza. Por isso, não raramente perdemos alguém que está agonizando espiritualmente do nosso lado.

Na tentativa de nos isentar de culpas, às vezes somos insinceros. Não é que temos de carregar culpa pelo pecado, não! Mas o Senhor se agrada de um coração arrependido, que reconhece a necessidade desse perdão. Deus esperou essa atitude dos primeiros habitantes da Terra. “É hora de levarmos a sério a postura que devemos ter com o Senhor e diante do nosso pecado”, propôs Cabalau.

Depois de uma mensagem assim, todos estavam bem acordados para orar e depois ouvir o testemunho da Luciana Rocha: seu carro novo, presente do pai, foi roubado e, dias depois, recuperado intacto. Antes do reencontro, Luciana ouviu que deveria crer e visualizar, pela fé, a chegada do carro roubado - fato que se concretizou.

Com todas essas razões para agradecer, ainda faltava os aniversariantes. Chamados à frente, Ivanildo e Lais Rocha foram agraciados com a oração da igreja, um “parabéns para você” no ritmo de bossa-nova e, claro, o presente (para ser lido, relido e emprestado). 

Texto: Lais Rocha

0 comentários: