terça-feira, 26 de abril de 2011

Debate fora do comum provoca reflexão na juventude

Uma polêmica foi lançada no Encontro Jovem do último sábado (23), na Comunidade Vida/sede. Nas telas, trechos do programa Profissão Repórter veiculado na terça- feira, 19, com o tema “Jovem e o Álcool”. A Juventude Vida, provocada pelo Pr. Clóvis Cabalau, se pôs a pensar e debater os possíveis fatores que levam rapazes e moças, ainda adolescentes, a excederem os limites da sobriedade. A discussão fervorosa rendeu inúmeras hipóteses: da responsabilidade dos pais e descontrole do Estado até o objetivo juvenil de se auto-afirmar. 

Entre trechos impressionantes do vídeo (confira trecho abaixo), três provocações fundamentais alvoroçaram a galera: Pode um adolescente de 14 anos ter discernimento suficiente para realizar suas próprias escolhas? Qual semelhança há entre os casos da reportagem e o de muitos “crentes”? E ainda, como o jovem verdadeiramente cristão deve se portar perante situações de excesso, semelhantes às apresentadas?

Se você viajou ou por outro motivo não esteve presente, aí vai um resumo das considerações construídas ao longo da discussão: Primeiro, conheça sua identidade em Cristo e saiba aonde quer chegar. Segundo, conscientize-se de que não há diferença entre as “historinhas” contadas pelos “crentes” para fugir da vigilância dos pais e as contadas por outros adolescentes para ir à balada e consumir bebidas alcóolicas, por exemplo. Ambas são mentiras e mentir, além de pecado, não é atitude de um jovem fora do comum. Terceiro, saiba testemunhar Cristo em seu comportamento e, com sabedoria, aproveite os espaços para falar do amor de Deus.

Além de aquecer os neurônios, houve ainda momentos singulares de adoração ao Senhor. O repertório musical incluiu: “Jesus meu primeiro amor” e “Ao Único”, com a irmã Adriana Azevedo e o Pr. Clóvis.

Enfim, a Juventude pensante da CV se despediu de mais um Encontro inesquecível. Não esqueça: no próximo sábado, às 19h, e domingo, às 10h, haverá o imperdível seminário “Não Morda a Maça 2”, com Fernando Ortega, só para gente que pensa.



0 comentários: