quinta-feira, 17 de março de 2011

Acampajovem






O Acampajovem fez jus ao tema deste ano. Inspirado no slogan "Juventude Vida, uma galera fora do comum", o retiro 2011, organizado pelo Encontro Jovem, da Comunidade Vida - sede, saiu, literalmente, do lugar-comum. Realizado no Haras Honorato, localizado na Maioba, o acampamento foi marcado por uma programação supreendente, tanto no aspecto espiritual quanto no roteiro de diversão - nesse ponto, destaque para as aulas de equitação, as trilhas à cavalo e a hilária disputa entre as equipes Coisa e Coisinha. 


Sábado, primeira noite. Expectativa geral para ver o que o retiro reservava para os participantes. Depois das boas-vindas a todos e especificação das regras do acampamento, chegou a hora do culto de abertura, que teve o ministério Lugar Secreto à frente do louvor e ministração do pastor Clóvis Cabalau. 


“Não dá para ser fora do comum sem santidade”, pregou o pastor, baseado no tema central do acampamento. Após a reflexão, a galera fez a festa com o Lugar Secreto, que atendeu a pedidos de louvores.


O domingo (dia 6) começou com um devocional comandado por Vitor, o Vitão, um dos coordenadores do retiro. Após o café-da-manhã, o pastor Wander Silva ministrou a Escola Bíblica Dominical, baseada na primeira epístola de João e que serviu de auto-análise sobre a postura de um cristão que almeja ser fora do comum. A EBD “preparou a mesa” para a Santa-ceia, ministrada pelo pastor Clóvis Cabalau. Após o momento de comunhão e oração, parte dos jovens seguiram para a trilha à cavalo e outra parte se divertiu na sinuca, no tênis de mesa, ou simplesmente explorando as belezas do Haras Honorato. À tarde, chegou a hora da divisão das quatro equipes (azul, preta, branca e rosa) da gincana (pensa numa curtição!). Noutro ponto do haras, um grupo de 15 jovens iniciava as aulas de equitação ministrada pelo anfitrião do retiro, Honorato.

À noite, mais uma vez o Lugar Secreto abriu o culto, que teve a ministração de Davi Araújo, co-líder da Juventude Vida. Na mensagem, uma exortação abençoada sobre a postura de um verdadeiro adorador fora do comum. Após a palavra, a surpresa da noite: frente à frente, Coisa e Coizinha, equipes se “digladiando” em uma emocionante disputa de conhecimento musical, com direito a provas como “Qual é a música” e “Interpretação tragicômica de louvores”. Os detalhes sórdidos não podem ser narrados nesta reportagem.


Manhã de segunda-feira, novo momento de devocional, desta vez com o pastor Cabalau. Na seqüência, mais uma bateria de trilhas à cavalo (eram 20 cavaleiros por dia). À tarde, a programação se dividiu entre as provas da gincana, momento esportivo e “canjas” da “banda” Explosão, que nasceu no retiro, para azucrinar..., quer dizer, “cantar” belas canções para a galera. À noite, quem comandou o culto foi a banda Consagração, que louvou ao Senhor com músicas próprias e de outros nomes da música gospel. O vocalista, Vitor, ministrou uma mensagem que resultou em momento singular de quebrantamento dos jovens. A noite foi encerrada com mais uma disputa emocionante entre Coisa e Coizinha. Apesar do diminutivo no nome, Coizinha se mostrou uma verdadeira giganta ante o oponente, que teve de se conformar com o segundo lugar. 



Terça-feira, último dia do Acampajovem. Pela manhã, devocional, seguido de um culto de estudo ministrado por Duanny Jorge. Foi um momento de mergulho profundo na Palavra (porque jovem fora do comum reconhece o valor do aprendizado sistemático das Sagradas Escrituras). Na seqüencia, novas provas da gincana, entre outras diversões. À tarde, chegou o grande momento da prova de equitação entre os participantes do mini-curso ministrado por Honorato. As performances surpreenderam o professor, que reconheceu o talento dos jovens cavaleiros e amazonas da Juventude Vida. Os vencedores da competição foram Carla Fiquene (primeiro lugar), Vitor (segundo) e Lucia Rocha (terceiro).





Na noite de terça-feira, houve o grande culto de encerramento com o pastor Mário Porto, que desafiou os jovens a se posicionarem como geração eleita e convicta do chamado para fazer a diferença nessa geração. Ao final, mais um momento de quebrantamento e muita unção. A programação foi encerrada com a esperada Festa Country, com a juventude à caráter e um cenário caprichado, com direito a feno espalhado pelo chão, celas e até um berrante à disposição de quem se arriscasse a tocá-lo. Houve ainda concurso de forró, com show de Maurílio e da alemã Kátia (jovem que está no Brasil fazendo intercâmbio). Quem teve fôlego, ainda participou de um jogo de futebol durante a madrugada (coisa de jovem fora do comum).

Um destaque à parte do retido foi a participação da equipe de cozinha, comanda por Mauro Ferro. Não faltaram elogios ao cardápio e ao esforço abençoadamente fora do comum de todos para servir um cardápio caprichado para os participantes.

0 comentários: